Re: [firebase-br] HELP!!! 3ª vez que peço ajuda sobre isso??

Jorge Henrique - Depto TI jorgehenrique em americamoveis.com
Seg Dez 19 10:00:38 -03 2005

Pra fazer relacionamentos (FK´s) no ibexpert é moleza.

Vc vai na tabela, daí vai ter uma aba la chamada CONSTRAINTS.

Vc clica nessa aba e terá vários tipos de constraints, vc usuará "FOREIGN
KEYS". É aqui q vc criará seus relacionamentos. Para isso, clique com o
botão direito na area de FK´s, vá em NEW FOREIGN KEY. Depois, vc digita o
nome da FK (campo Constraint Name), o campo (On Field), FK Table (seria a
tabela onde vc irá relacionar o campo em questão), FK Field (o campo da
tabela alvo). E pronto!

Exemplo:

Vc tem duas tabelas: Clientes e Vendas

Clientes:
ID      INTEGER PRIMARY KEY
Nome VARCHAR(40)

Vendas:
ID             INTEGER
IDCLIENTE INTEGER
DATA Date
VALOR Numeric(15,2)

Vc quer criar um relacionamento entre o campo IDCLIENTE (vendas) e ID
Cclientes)

Entre na tabela de vendas, vá la nakele lugar q disse acima:

FK (campo Constraint Name): Qualquer nome q identifique a FK para vc
(On Field): IdCliente
FK Table: Clientes
FK Field: ID (o IBExpert vai encontrar o campo PK automaticamente pra vc)

[]´s

Jorge Henrique