[firebase-br] OFF TOPIC - DBGRID com campos de multiplas tabelas

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Qui Dez 15 14:48:28 -03 2005

Respostas abaixo

[]´s

Kléber Caneva
----- Original Message -----
From: "Michel Sugimoto" <michelsugimoto em yahoo.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, December 15, 2005 10:05 AM
Subject: [firebase-br] OFF TOPIC - DBGRID com campos de multiplas tabelas

Galera, é o seguinte:

Eu preciso exibir em um grid, dados de uma tabela que serve para
relacionar varias outras... mas nao quero exibir as chaves
estrangeiras... quero exibir o nome dos campos, ou seja, precisarei
fazer o relacionamento com as "tabelas estrangeiras" e entao pegar os
campos de descricao e exibir no grid. alguma ideia de como fazer isso?

Select com Join em uma Query

Estava pensando em usar uma query para fazer a exibicao, mas o
DBNavigator nao me permitiria inserir num select que possui relacionamentos.

Porque não ?

E este grid precisa estar relacionado a uma classe superior, pois ela é
filtrada por uma outra tabela...

Parametros no Where da Query.

Bom, uma solucao que encontrei foi usar os DBDataSets (que ja tive muito
problemas... e nao tem o masterSource :( ) e de boa... tentei usando o
clientDataSet, mas ele nao permite select com relacionamentos. :(

Utilizo direto o CDS com Selects relacionados e nunca tive problema, talvez vc não esteja sabendo usar. Procure pelas primeiras revistas Active Delphi as materias do Eduardo Rocha ou compre o curso.

Alguma ideia de como fazer?

[]s, t+