[firebase-br] eu uso ZEOS x FB e dou exemplo para quem quiser...

Carlos - Muzambinho - F&S Inf. carlosmuzambinho em yahoo.com.br
Qui Dez 15 12:15:08 -03 2005

Olá,
  Eu postei o artigo "7 motivos para usar zeos", o qual
  além dos 7 motivos explico também a forma de
  instalação do componente ZEOS DBO.
  Vou enviar para o Carlos Cantu um sistema de PEDIDOS,
  feito em ZEOS, com todos FONTES ABERTOS.

  Quem quiser baixar, logo estará no site da FIREBASE.

  Todo código é comentado.

  O ZEOS 6.1.5 é EXCELENTE ! Eu uso PROFISSIONALMENTE e garanto.

  Ele desconecta e conecta da base de dados em milésimos de segundo.
  Você pode , inclusive, trabalhar praticamente desconectado .
  Conecta, faz um INSERT, desconecta.
  Conecta, faz um SELECT ... o usuário ao sair da tela,
  você desconecta. É SUPER-RÁPIDO,
  seu usuário não notará diferença na CONEXÃO e DESCONEXÃO.
  T+
  Carlos A.F.S. - Analista de Sistemas & Professor de Informática.
  Ferreira & Souza Informática & CEFET - Muzambinho .

"Eduardo Jedliczka (TeamFB)" <jedyfb em gmail.com> escreveu:
  Já trabalhei com ZEOS a muito tempo atrás, e posso te dizer que ele mudou
drasticamente neste período... Mas nunca sequer testei o DbExpress...

Hoje o ZEOS está maduro, mas a sua manutenção é um pouco lenta... Vez ou
outra há boatos de que ele tenha sido descontinuado, o que é mentira!!!
Sempre há pessoas entrando e saindo do projeto (esta é a principal causa na
lentidão de versões e recursos), e o Sergey (criador e mantenedor do ZEOS) é
muito capaz, mas ele não dá muita atenção ao FireBird.

Acho que seria bom testar, mas já adianto que em termos de forma de
utilização e recursos, o ZEOS é muito parecido com o BDE. Tanto que já
troquei um sistema de Paradox (com BDEca) para MySQL com ZEOS apenas
trocando os componentes, não tive que alterar praticamente nada no projeto.
e Depois troquei este mesmo projeto para FireBird 1.0 novamente só trocando
os componentes do ZEOS, mantive até os DataSources e os componentes do tipo
DBEDIT.

Há quem expanda os recursos do ZEOS utilizando-o junto com o CDS... mas aí
já é outra história...

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase