RES: [firebase-br] OFF TOPIC - DBGRID com campos de multiplas tabelas

Ton hevertonc em hotmail.com
Qui Dez 15 10:30:59 -03 2005

   Utilize SqlDataSet com DataSetProvider e ClientDataSet, e no
ClientDataSet, você cria os campos manualmente como Lookup. Assim você pode
ter as colunas que quiser sem perder a funcionalidade de incluir, alterar e
tal. Inclusive altera e inclui usando os lookups.

   OBS: ClientDataSet, é uma das maravilhas do Delphi, use de forma correta
que 90% dos seus problemas comuns desaparecem...

        Ton
Analista de Sistemas
 DotCom Informática

"A informação não é um produto,
mas sim a matéria prima." (Ton)

Galera, é o seguinte:

Eu preciso exibir em um grid, dados de uma tabela que serve para
relacionar varias outras... mas nao quero exibir as chaves
estrangeiras... quero exibir o nome dos campos, ou seja, precisarei
fazer o relacionamento com as "tabelas estrangeiras" e entao pegar os
campos de descricao e exibir no grid. alguma ideia de como fazer isso?

Estava pensando em usar uma query para fazer a exibicao, mas o
DBNavigator nao me permitiria inserir num select que possui relacionamentos.

E este grid precisa estar relacionado a uma classe superior, pois ela é
filtrada por uma outra tabela...

Bom, uma solucao que encontrei foi usar os DBDataSets (que ja tive muito
problemas... e nao tem o masterSource :( ) e de boa... tentei usando o
clientDataSet, mas ele nao permite select com relacionamentos. :(

Alguma ideia de como fazer?

[]s, t+