Resposta: [firebase-br] Problema em select com Apóstrofe "desvendado"

Carlos - Muzambinho - F&S Inf. carlosmuzambinho em yahoo.com.br
Sáb Dez 10 09:22:25 -03 2005

Primeiramente necessitamos saber, para poder ajudá-lo,
  o motivo de uma busca com "Apóstrofo" (seria aspas simples, né ?)

  Se o motivo for "erro de digitação" do cliente, em delphi,
  lhe passo um pequeno código para retirar o apóstrofo.
  Se o erro for aspas duplas, pelo que me consta, basta enviar
  aspas dentro da aspas.
  Veja o teste que fiz e funcionou :

  O registro contém    nome =    " AP' "    => Considerando apenas o que
  está dentro da aspas duplas, sem o espaços.

  Os selects aceitos são

  select nome from cliente
  where nome like 'AP''%'

  ou , com a cláusula "="

  select nome from cliente
  where nome = 'AP'''

  Os 2 selects foram testados no IBEXPERT, lembrando
  sempre de atentar para maiúsculas/minúsculas.
  No meu caso, digitei em maiúsculas e  procurei em maiúsculas,
  mas pode ser assim também :

  select nome from cliente
    where upper(nome) = 'AP'''

  lembrando ainda que , este mesmo select não pegaria somente :
  Nome = "AP" , ou seja, sem o apóstrofe.

  Para pegar com ou sem o apóstrofe, quando o usuário digitar o
  apóstrofe, pode substituí-lo por "%" (porcento) e utilizar
  a cláusula like.

  Espero ter ajudado,
  Carlos A.F.S.
  Analista de Sistemas & Professor de informática

Marcos Alarcon <marcos em omegasistemas.com.br> escreveu:  Olá pessoal, gostaria de saber como contornar um problema que estou tendo em
select usando o caracter  '  (apóstrofo), quando digito o apóstrofo ele me
retorna o seguinte erro: (SQL Parse Error: EOF in String detected)

alguem conhece uma solução para isso?

Desde já agradeço