[firebase-br] OFF TOPIC Re: Firebird for DOS. Alguma chance?

dirceu.h dirceu.h em gmail.com
Qui Dez 8 16:25:05 -03 2005

nao posso deixar de comentar.
otto = sinónimo de conhecimento.

té +
dirceu
Guarantã do Norte/MT.

----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, December 08, 2005 2:52 PM
Subject: Re: [firebase-br] Firebird for DOS. Alguma chance?

TCP/IP é default a partir do NetWare 5.x. Ele pode ser ativado no NetWare
4.1x, e mesmo no NetWare 3.12, mas além de ser trabalhoso, será muito
difícil conseguir os componentes para implementar isto. O NetWare 3.12 já
está 5 anos sem suporte.
No NetWare, a partir do NetWare 3.1x rodam nativamente programas terminadas
em .NLM (NetWare Loadable Modules), e havia NLM do Interbase até a versão
5.x. No Firebird isto tudo foi descartado, como foi descartado a partir do
Interbase 6.
A partir da versão do NetWare 5.x, também rodam no mesmo programas escritos
em java. Existe, ainda o NetBasic, que práticamente é usado para manutenção
e troubleshooting.
Assim, TCP/IP ou IPX/SPX não são o problema, embora o Firebird só usa o
TCP/IP.  O IPX/SPX não é um produto ruim, muito pelo contrário, mas ele foi
inventado na Xerox (PARC Palo Alto Research Center, onde também foram
inventados o mouse, a interface gráfica, o SmallTalk e o protocolo Ethernet)
para redes locais que para os padrões de hoje são pequenas, e geram , pelo
RIP e SAP muito tráfego overhead na rede. Mas o IPX/SPX já era plug and play
antes desta palavra ser inventada. A Microsoft, até o Windows NT 3.51 usava
o IPX/SPX como padrão, criando, como sempre, sua própria versão.
Na verdade, a Novell está descontinuando devagarzinho o NetWare e apostando
no SUSE Linux, para onde portou seus produtos modernos, tais como o
eDirectory, iPrint, etc.
100+
Otto