[firebase-br] Interbase/Firebird com Java

JoseCarlos josecarlos em coopertral.net
Sex Dez 2 09:44:41 -03 2005

Segue um metodo de conexao que voce podera implementar na sua classe java.

Baixe da pagina do firebird o arquivo FirebirdSQL-1.5.5JDK_1.4.zip
Descompacte e coloque o arq. firebirdsql-full.jar no classpath da sua
aplicacao.

Evite apenas copiar e colar este codigo. Estude e entenda os conceitos
aplicados
pois ficara mais claro o seu aprendizado.

Saudacoes.

Declare estas variaveis na sua classe:

//use se o seu servidor estiver em um servidor Linux(coloque o ip do seu
servidor ou retire se for acesso local)
private static final String DBURL =
"jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:/home/bdados/sisweb.fdb";

//use se o seu servidor estiver no windows(coloque o ip do seu servidor ou
retire se for acesso local)
private static final String DBURL =
"jdbc:firebirdsql:127.0.0.1:c:\\javaprojeto\\sisweb.fdb";
private static final String USER = "seuusuario";
private static final String PASSW = "suasenha";

Insira este metodo na sua classe:

  //Conecta no banco de dados
     public boolean conecta () throws SQLException, ClassNotFoundException
         {
           try {
                     Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
                     Conexao = DriverManager.getConnection (DBURL, USER,
PASSW);
                     Conexao.setAutoCommit(false);
                 return true;
               }