[firebase-br] Instruções de Select's

Marcos Thomaz (Prog_CPD) thomazs em ufac.br
Qua Ago 31 17:20:06 -03 2005

Pessoal, estou com uma dúvida com relação ao SELECT....

1º)
Bom, a primeira é relacionada ao FOR UPDATE ...
Como  e quando devo utilizar ?????

2º) No DB2, MySQL e POSTGREE posso fazer algo mais ou menos assim:

Select
    A.Codigo,
    B.Nome,
    B.Valor
From
    Contas A,
    (Select Codigo, Nome, Sum( Valor ) as Valor  From Complemento Group By
Codigo, Nome) as B
Where
   B.Codigo = A.Codigo;

E no Firebird, posso usar esse tipo de instrução???

3º) Essa é só para confirmar.... no Firebird se eu tiver por exemplo uma
tabela com a seguinte estrutura:
CODIGO  ITEM   DESCRICAO
1                0            Objetos de Pesquisa
1                1            Tabelas Físicas
1                2            Consultas
2                0            Saídas
2                1            Impressora
2                2            Arquivo
2                3            Arquivo TXT
2                4            Arquivo PDF
2                5            Arquivo CDS

No DB2 se eu colocar:
SELECT codigo, item, descricao, count(*) as Quant FROM tabela GROUP BY
CUBE( codigo , (item,tabela))

Seria Apresentado o Seguinte:
CODIGO  ITEM   DESCRICAO                QUANT
1                0            Objetos de Pesquisa     1
1                1            Tabelas Físicas             1
1                2            Consultas                     1
-                -              -                                 3
2                0            Saídas                          1
2                1            Impressora                   1
2                2            Arquivo                        1
2                3            Arquivo TXT                1
2                4            Arquivo PDF                1
2                5            Arquivo CDS                1
-                -            -                                     6
-                -            Objetos de Pesquisa        -
-                -            Tabelas Físicas                -
-                -            Consultas                        -
-                -            Saídas                             -
-                -            Impressora                     -
-                -            Arquivo                          -
-                -            Arquivo TXT                  -
-                -            Arquivo PDF                  -
-                -            Arquivo CDS                 -
<-- Seria o Total Geral dos Registros.

Para fazer algo como fiz acima, devo utilizar uma Procedure Selecionável
certo?