[firebase-br] Preencher com zeros a esquerda

Mr.Mothman mr.mothman em gmail.com
Dom Ago 28 12:02:53 -03 2005

Caro clm_silva,

  Você pode utilizar as funções externas "rpad" e "lpad" que tem a
sintaxe abaixo:

  <l ou r>pad (<string_de_entrada>, <tamanho_final>, <caracter_de_preechimento>)

  onde:

  <l ou r>pad = nome da função;
  <string_de_entrada> = o string que você deseja "converter";
  <tamanho_final> = o tamanho que o string deverá ter no final (inteiro); e
  <caracter_de_preenchimento> = o caracter que deverá ser duplicado
para completar o <string_de_entrada> até o tamanho <tamanho_final>.

  Obs.: RPAD completa o <string_de_entrada> com o
<caracter_de_preenchimento> sendo inserido à direita, ou seja, no
final do string e
           LPAD completa o <string_de_entrada> com o
<caracter_de_preenchimento> sendo inserido à esquerda, ou seja, no
início do string.

  Um exemplo para o seu caso?

  select lpad (extract (month from dt_cadastro), 2, '0') from tipo_documento;

  que poderia ser lido como:

  selecione da tabela tipo_documento todos os meses da coluna
dt_cadastro, formatando os dados com zeros à esquerda com tamanho
máximo de 2 caracteres.

  Beleza?

  Espero ter podido ajudá-lo.

  [ ]'s