[firebase-br] Record Version (TRANSACTION) Problemas no IBX

Exclaim Tecnologia exclaimtecnologia em yahoo.com.br
Sex Ago 26 14:28:05 -03 2005

E ai amigos da Comunidades, estou para ficar louco com transações no
interbase, estudei varios artigos e sempre usei o nivel de isolamento read
committed (ler apenas os dados gravados)  o componente transaction da
palheta ibx ta configurado
como
read_committed
rec_version
nowait

Exemplo, eu dou entrada no estoque no produto 1 sem commitar, o campo
Estoque é incrementado, se alguem tenta inserir o produto 1 em um pedido
(somente inserir, chave estrangeira) ele da erro : "lock conflict on no wait
transaction", estudei o erro e vi que me referia ao nowait, ou seja ele nao
espera, tentei passar para wait ai ele fica travado ate que um commit ou
rollback seja dado na entrada do estoque, gostaria de fazer assim: mesmo que
ele tenha alterado o estoque sem dar commit, eu consiga inserir esse produto
no pedido normalmente considerando a ultima atualização commitada ou seja,
se antes o estoque estava com 15 e nessa entrada sem commit ele foi para 18,
nao interessa, o 15 que devera ser lido sem dar erro, li algo sobre usar
read_committed e rec_version, assim ele nao daria o erro nem precisaria usar
o wait ou  nowait, mas nao deu certo, tirando apenas o nowait dos parametros
ele assume como wait. Alguem poderia me ajudar?

OBS: ja li artigos da comunidade firebird de lingua portugues, firebase, ja
busquei informacoes em outras posts mas nao consegui nada que me ajudasse.