[firebase-br] Instalar o Firebird Full ou Client ?

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Qui Ago 25 00:09:10 -03 2005

Olá Marco

> Estou enfrentando alguns problemas de conexão em máquinas com Windows XP e ME, tenho um mau hábito de instalar o Firebird como Servidor nas máquinas clientes...isso pode acarretar algums problemas ? algo como nao conseguir conectar minha aplicação ?
> Se sim, pq o IBExpert conecta facilmente ?

Analisando logicamente, se o IBExpert conecta e seu aplicativo não,
*then* a string de conexão no seu aplicativo não está correta.

Que erro você está recebendo?
Os mais comuns são:
[ ] unavailable database
     (Servidor fora ou impedido por firewall.
      Se o IBExpert conecta, não deve ser o caso)

[ ] Unable to complete network request to host ...
     (String de conexão inadequada.
      O formato deve ser
      IP:C:\PASTA\BANCO.FDB ou
      NOME_COMPUTADOR:C:\PASTA\BANCO.FDB)

[ ] Your user name and password are not defined...
     (Se você usa masterkey, tenha certeza que está
      em caixa baixa)

Instalar o Servidor em todas as estações, até onde eu alcanço, só
desperdiça espaço em disco e confunde o mantenedor do Sistema, mas não
impede nem atrapalha o funcionamento do Servidor.
Na minha experiência em um Sistema instalado em mais de 450 máquinas
(não na mesma rede), do W98 para cima, basta a FbClient na pasta do
aplicativo. Em alguns pouquíssimos casos (2), tivemos que instalar o
cliente completo. A razão disto é que, fora a FbClient, os outros
arquivos necessários, também o são para diversos outros aplicativos
Microsoft. No W95, se já tiver o IE 6.0, por exemplo, é a mesma coisa.
Caso contrário tem que instalar o WinSock 2, mas não lembro agora dos
detalhes (baixa-se um pacotinho de update na internet e basta). Tenho
lugares onde o Servidor é W95 e vai na boa.