Off [firebase-br] Linux que use Gnome

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Ago 21 06:29:46 -03 2005

ola pessoal,

Post By Otto:
>[cut] Quanto ao
> NPTL não o considero off, pois ele é fundamental para o bom funcionamento do
> Firebird no Linux.
> 100+
> Otto

eu vou colocar a minha assinatura abaixo dessas ultimas palavras ae
acima e fazer um humilde comentario a esse respeito...

depois do seu retorno a lista, essa ja foi a segunda vez que o
Alessandro comentou que um determinado assunto estaria em sabor off-topic...

eu acredito que ele fez isso porque ficou algum tempo afastado da lista
e deve ter mas recordaçoes, ate um certo trauma a esse respeito, como eu
tinha naquela epoca da qual ele se lembra... mas ele nao acompanhou tudo
o que aconteceu depois daqueles "tempos sombrios", nao esta ciente de
que o "fantasma do off-topic" que assombrava a lista na epoca em que ele
participava ativamente dela, algum dempo depois que ele se afastou
chegou a um ponto em que a historia ficou fodz, insustentavel mesmo,
tipow assim a gente nao sabia mais sobre o que podia ou nao podia
escrever na lista, bastava fazer um comentario qualquer que alguem ja
começava a zurrar "ooooofffffff", "ooooofffffff", "ooooofffffff"...
;o)

tal situaçao perdurou por bastante tempo, ate que o owner da lista tomou
uma atitude a esse respeito ("a atitude tinha de ser drastica, ate
morrer pela suastica..." - by Marcelo Nova...;o), tipow assim fez um
post no qual definiu de vez, clara e definitivamente o que seria e o que
nao seria considerado off-topic nesta lista...

por exemplo, foi definido que postar uma pergunta sobre como se
configura um componente TIBTransaction instalado no delphi nao seria
off-topic...

por que isso? evidentemente porque o componente TIBTransaction eh usado
para fazer o controle transacional no aplicativo, e em um BD relacional
como o FB/IB as transaçoes sao fundamentais... e como nao eh possivel
gerenciar as transaçoes a nivel de banco de dados, quem responder vai
ter que responder como se faz a nivel de aplicativo, de delphi, nesta
analogia...

(please, se isso nao esta correto, se ja eh possivel iniciar e finalizar
uma transaçao no BD, eu peço encarecidamente que alguem me de um toque,
pois depois do episodio das tabelas temporarias na palestra do Mr. Cantu
no FDD, eu estou começando a duvidar da minha propria sanidade mental...
tipow assim o cara nao falou nada mesmo sobre tabelas temporarias, e eu
tinha a absoluta certeza de que ele tinha falado...;o).

bem, entao o que o NPTL do linux, o que o proprio linux tem a ver com o
FB/IB?

tem a ver que o linux eh um SO bastante utilizado em servidores, ganha
disparadamente, em se tratando de utilizaçao nessa categoria (servidor),
de todos os SO's da M$, e o FB/IB eh um SGDB, um "servidor SQL", "um
troço" que, ate onde eu sei (please, lembrem-se de a quantas anda a
minha saude mental...;o), funciona melhor se a gente colocar em um micro
servidor e acessa-lo a partir de estaçoes de trabalho...

e, na minha opiniao, futuramente o linux devera vir a ganhar bastante
espaço tambem no que diz respeito a categoria desktop, pois da maneira
que a historia esta caminhando, pelo que se pode prever no que diz
respeito a tempos vindouros, as pessoas nao vao mais tolerar os ditames
dos "deuses" da M$ e da Intel e vao partir para o ato de colocar linux
tambem nas estaçoes...

o Windos Vista ja esta na roda, sendo testado, em 2006 devera começar a
feder no mercado, com o seu "Avalon" (eu nao sei se ja deram um nome
oficial para essa criança... e nem quero saber, pois provavelmente nunca
  verei a sua cara...;o), e para a M$ eh muito facil usar vetores nele,
afinal, os monitores existentes hoje no mercado ja possuem memoria na
placa de video, a qual nem eh usada... basta apenas colocar um pouco
mais de memoria (leia-se: "basta apenas comprar um novo monitor"...;o),
e os boatos sobre a nova plataforma que a Intel estaria para colocar na
roda (http://www.linux.org/news/2005/07/16/0005.html) podem ser mesmo
meros boatos, mas como dizia um senhor que eu conheci: "aonde tem fumaça
pode nao ter apenas fogo, pode ter indio tambem."...
;o)

e sem falar na industria toda existente por tras das licenças para SO's
da M$, para AntiVirus, etc e talz...

em suma, ja que a tendencia eh o linux continuar a sua ascensão, se a
gente quer que o FB va junto nessa viagem, que comece a ser mais
utilizado no linux do que eh utilizado atualmente, vamos ter que falar
tambem de linux aqui na lista...

no decorrer da semana que passou, eu, no minimo, feri os sentimentos de
alguem que tenho por Amigo, deixei maus na foto um cara que ja me deu a
maior força, apenas para que, em uma lista de linux, a lista da FireBase
constasse na categoria "listas em portugues de excelente nivel", no que
diz respeito a suporte ao Firebird...

[]s
força sempre...
ate +++

- --
Luiz "RedDevil" Stefanski
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects
exemplos e dicas sobre o IBObjects:
compilaçao/instalaçao do IBObjects sabor BPG: