Re: [firebase-br] Wine com ClientFB consome muita memória?

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Ago 18 10:50:43 -03 2005

Alô turma da cultura: saudações.
A revista Dr. Dobb's Journal do corrente mês de agôsto traz um artigo
denominado NPTL: The new Implementation of Threads for Linux (autor L. Blunt
Jackson). Não lí o artigo ainda detalhadamente, só passei os olhos, mas dá
para destacar alguns pontos:

"... Linux has allways been a second-class operating system when it comes to
support for multithreaded applications. Unitl. now.
Heavy hitters, such as Apache, have traditionally been built on multiprocess
design rather than multithreaded design, in large part because Linux's
threading model has serious performance and functional drawbacks"
(Linux foi sempre um sistema de segunda classe quando se trata do suporte a
aplicações multithreaded. Até agora.
Software pesado, tal como o Apache, foi tradicionalmente projetado sobre o
multiprocessamento em vez do multithreading, em grande parte pelo fato do
modelo de threading do Linux ter sérias limitações de desempenho e
funcionais)
"Enter the Native POSIX Thread Library (NPTL). Introduced with Version 2.6
of the Linux kernel, and soon to be standard on a distribution near you,
NTPL brings full compliance to the POSIX standard for all major features,
and performance boosts varying from outstanding to orders of magnitude"
(Entre na Native POSIX Thread Library (NPTL). Introduzida com a versão 2.6
do kernel do Linux, e logo a tornar-se padrão numa distribuição próxima a
você, NTPL traz cumprimento pleno do padrão POSIX para as características
(features) principais, e o desempenho dispara variando entre o destacado e
ordens de grandeza).
Com certeza o Superserver vai funcionar melhor com NPTL, e o Classic foi
desenvolvido com base em processos, pelo fato do NPTL ainda não ter
existido.
Temos que ficar de olho em quais distribuições do Linux já incluem o NPTL.
Como foi desenvolvido dentro da Red Hat, talvez o Fedora venha sem ele, mas
isto é apenas uma especulação, sem qualquer indício que venha acontecer.
100+
Otto