[firebase-br] Erro estranho

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sáb Ago 13 11:23:45 -03 2005

Oi Antonio

> 1) Quando incluo um cliente com acentuação, não dá o erro;
> 2) Quando altero um cliente sem acentuação e acentuo, não dá erro;
> 3) Quando tento alterar um cliente com acentuação, e tiro a acentuação; dá
> erro
> 4) Quando tento alterar um cliente com acentuação, mesmo que não mexa no
> campo alfanumerico,
>    alterando um campo numerico da o mesmo erro.

O IBOConsole deve usar upWhereAll e deve estar gerando uma Query do tipo

UPDATE CLIENTES
SET NUMERO='456'
WHERE NUMERO=123 AND [...] AND NOME='João'

Este é o motivo pelo qual quando você altera um campo numérico onde o
nome é acentuado gera erro.

A única coisa que me ocorre para isto estar acontecendo é você não estar
declarando o CHARSET na string de conexão.
Observe que não basta o banco estar definido como WIN1252, quando vc
conecta tem que informar isto na string de conexão.

Espero que ajude

[]s Eduardo