[firebase-br] Componentes de Conexão - off topic

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Ago 12 19:59:49 -03 2005

ola pessoal,

eu nao vou me abster de dar a minha opiniao nesta thread, pois aqui nao
se trata daquela velha historia que consta no historico da lista, tipow
assim "se depois voce for usar outro banco, blablabla...".

o Rodrigo quer simplesmente saber qual eh o melhor componente para
acesso ao Firebird...

[cut]
> Quero saber o seguinte :
>
> Qual o melhor componente, se tratando hoje, para se fazer a conexão com o banco de dados FIREBIRD ?

o melhor dos melhores, sem nenhuma sombra de duvida, eh o IBObjects, o
melhor e mais completo componente para acesso ao Firebird/Interbase...

> Hoje eu utilizo para se fazer a conexão com o banco de dados o IBX, ele vai ter portabilidade com o Firebird 2.0 ou outras versão superiores ?

nao, nao vai ter... ate agora esta dando para encarar, mas eh bem
provavel que logo comecem a surgir problemas no que diz respeito ao
acesso ao Firebird atraves do IBX...

e, na minha opiniao, evidentemente, tambem eh provavel que o IBX se
torne incompativel ate mesmo com as futuras versoes do Interbase, pois
se ele estivesse dando conta do recado a boR$land nao teria criado o
dbExpress... existe a possibilidade de que o IBX se torne mais uma vaca
morta da boR$land, e todos aqui sabem que a boR$land nao tem a decencia
nem de enterrar as suas vacas mortas, de tal maneira que elas ficam por
ae, na roda, fedendo, fazendo com que alguem as vezes tropece em uma
carcaça e comece a usa-la, como se fosse carne fresca, como
frequentemente acontece com o IB 6.0.x e, mais frequentemente ainda, com
a BDE(eeca...;o).

> O sistema hoje que estou desenvolvendo, utiliza o ClientDataSet, um dos motivos para eu usar o ClientDataSet, são algumas particularidades em que o sistema tem, como o uso de locate, findkey, outros componentes suportam estes tipos de comando.

o IBObjects, alem de acessar nativamente o Firebird (acesso nativo,
meu... sem ser atraves de drivers, etc e talz...;o), tambem faz o
serviço de cache local, serviço esse para o qual o ClientDataSet eh
usado para fazer nesses casos, e eu uso o comando locate direto nos meus
sistemas, os quais sao desenvolvidos apenas com o IBObjects, sem nenhum
"amparo" extra...

> Hoje no sistema que eu estou trabalhando segue a configuração dos componentes :
>
> TIBDatabase ------------ TIBTransaction
> TIBTable
> TDataSetProvider
> TClientDataSet

[cut]

em nome de todos os deuses, para que tudo isso???
;o)

com o IBObjects ficaria algo tipow assim:

TIB_Connection ------------- TIB_Transaction

   TIB_Query

bem mais simples, nao acha?

boa sorte e boa escolha...