[firebase-br] Funcionamento confuso? com D6+DBX+FB1.5 - Ajuda p/entender

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Ago 12 17:03:07 -03 2005

Olá oswaldo

> Funciona ORDER BY C.SITUACAO_FINANCEIRA, C.NOME_CLIENTE, C.COD_CLI
> Mas  ORDER BY C.BAIRRO, C.NOME_CLIENTE, C.COD_CLI não funciona
> agora ORDER BY C.BAIRRO, C.NOME_CLIENTE, C.SOBRENOME_CLIENTE funciona...
>
> Alguém sabe o porquê disto?
> Isto é um problema com o driver do DBExpress? OU sou eu mesmo que estou
> errando e não entendi como funciona isto direito.

Tenho percebido que o FB (uso o 1.5.2), em alguns casos onde a coluna
pedida no ORDER BY não está no ResultSet, se perde na ordenação.
Às vezes sou obrigado a colocar determinadas colunas na consulta só para
me certificar que a ordenação vai ser respeitada.
Como na época do piradox SEMPRE tinha que estar no ResultSet, não achei
tão ruim assim.

Tenho percebido este comportamento em consultas envolvendo JOINS e que o
ORDER não é feito em colunas da tabela principal.

Talvez outros colegas possam entrar e dar uma luz sobre isso.

[]s Eduardo