[firebase-br] Componentes de Conexão - off topic

Rodrigo - Alma Informática Ltda desenv28 em almainformatica.com.br
Sex Ago 12 09:31:49 -03 2005

Bom dia Amigos,

Gostaria de saber o seguinte, varias pessoas da lista comentam sobre os componentes de acesso ao banco de dados Firebird, no qual cada um tem a sua particularidade no que diz respeito em usar os componentes, uns preferem IBX, DBEXPRESS, IBO, etc.

Quero saber o seguinte :

Qual o melhor componente, se tratando hoje, para se fazer a conexão com o banco de dados FIREBIRD ?

Hoje eu utilizo para se fazer a conexão com o banco de dados o IBX, ele vai ter portabilidade com o Firebird 2.0 ou outras versão superiores ?

O sistema hoje que estou desenvolvendo, utiliza o ClientDataSet, um dos motivos para eu usar o ClientDataSet, são algumas particularidades em que o sistema tem, como o uso de locate, findkey, outros componentes suportam estes tipos de comando.

Hoje no sistema que eu estou trabalhando segue a configuração dos componentes :

TIBDatabase ------------ TIBTransaction

TIBTable

TDataSetProvider

TClientDataSet

Se vocês puderem me ajudar ficarei grato.

Abraços

Rodrigo