[firebase-br] FB e DELPHI

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Qui Ago 11 21:14:03 -03 2005

ola Luís,

> Vou tentar melhorar o entendimento... antes usava o INTEBASE 6 e para
> acessar o banco de dados eu usava o componente do Delphi (INTERBASE),
> a pergunta é... tem algum problema se eu usar esse mesmo componente
> para acessar o banco agora que estou usando o FIREBIRD?

apenas para referencia futura, para facilitar o entendimento quando voce
vier a se referir a eles, esses componentes da paleta InterBase do
delphi se chamam IBX, okeyz?

e por enquanto voce nao tera problemas em usar eles para acessar o
Firebird, mas eh certo que futuramente surgirao incompatibilidades entre
o IBX e o Firebird...

eu gostaria de te perguntar o que voce quis dizer, em outros posts,
quando se referiu ao IBObjects? tipow assim voce esta se referindo ao
IBOConsole, que eh uma ferramenta identica ao IBConsole que tinha no IB
6.0.x, que eh usada para administrar os teus bancos de dados, criar
tabelas, indices, etc e talz?

se for isso, escreva de modo que nao exista confusao entre o IBOConsole
e o IBObjects, okeyz?

pois IBObjects eh como se chama uma suite de componentes de acesso ao
Firebird/Interbase (o melhor e mais completo componente para acesso ao
FB/IB...;o).

se voce quiser ler alguma coisa sobre os componentes IBObjects, acesse
esse link ae abaixo...

http://www:FireBase.com.br/fb/IBO.html

tambem no livro do Mr. Cantu (agora que voce esta com ele em maos, eu
espero que voce faça dele um dos teus livros de cabeceira, okeyz?...;o),
tem uma explanaçao sobre os diversos componentes que acessam o Firebird,
com todos os seus pros e contras...

ja que voce esta começando agora com o Firebird, seria interessante voce
começar de forma correta, tipow assim nao começar usando um componente
de acesso que voce vai ter que trocar depois...

boa sorte...

e qq coisa, falae, okeyz? (se a gente entender o que voce quer, a gente
ajuda...;o).

[]s
força sempre.
ate +++