[firebase-br] SELECT COM CASE - DUVIDA

Fabiana fabiana.thome em tan.com.br
Qui Ago 11 10:59:06 -03 2005

Savio,

com o comando abaixo :

Select
    case id_venda_char
       when 'V' then
           case id_tipo_char
              when 'V' then "Varejo à Vista"
              when 'P' then "Varejo a Prazo"
           end
       else
           case id_tipo_char
              when 'V' then "Atacado à Vista"
              when 'P' then "Atacado a Prazo"
           end
    end AS tipo_venda,
     sum(valor_pedido) AS total_pedidos from tb_pedido
where data_pedido >= $param_datini and
          data_pedido <= $param_datfim
group by 1
order by 1 descending

Desta forma o resultado será:

Varejo à Vista    | TOTAL PEDIDOS
Varejo a Prazo   | TOTAL PEDIDOS
Atacado à Vista  | TOTAL PEDIDOS
Atacado a Prazo | TOTAL PEDIDOS

Caso deseje que totalize por dia, basta incluir no retorno do select o campo data_pedido, incluindo, igualmente, no group by e no order by, então terás:

Varejo à Vista    | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Varejo a Prazo   | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Atacado à Vista  | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Atacado a Prazo | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS

Varejo à Vista    | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Varejo a Prazo   | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Atacado à Vista  | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS
Atacado a Prazo | DATA PEDIDOS | TOTAL PEDIDOS

Sem mais.

       FABIANA FIORINI THOMÉ
       Tan - Tecnologia Aplicada a Negócios LTDA
       Rua Princesa Isabel, 238 - Salas 103 a 105
       47-423-0841 - CEP 89201-270
       Soluções Para Proteção, Concessão,
       Recuperação de Créditos, Gestão e
       Automação do Varejo