[firebase-br] Como saber o Proximo cód. do Gen ?

Fellipe Henrique fellipe em imicro.com.br
Qui Ago 11 09:07:48 -03 2005

Olá a todos, estou com um probleminha:
Eu tenho um generator Gen_IDCHEQUE, e tenho a tabela CHEQUE, que no "Before
Insert" eu tenho a seguinte trigger:
     new.idcheque = gen_id(gen_idcheque, 1);

Funciona perfeitamente, porém eis meu problema: em determinada parte do
sistema eu preciso saber este codigo antes, para inserir no campo de outra
tabela (que esta vinculada como FK).

Pensei em dar um "select gen_id(gen_idcheque, 1) from rdb$database",  pra
pegar o proximo codigo e depois eu daria um "select gen_id(gen_idcheque, -1)
from rdb$database", pra voltar e eu ter o proximo codigo, o problema, é que
o sistema roda via rede... imagino se 3 computadores estão inserindo.. não
vai dar problemas?

Tem algum outro jeito?

Desde já agradeço
Fellipe H.