[firebase-br] Abrir e fechar conexões

Marcio Grazianni tec em brasilsoftware.com
Qua Ago 10 15:57:01 -03 2005

Olá pessoal.

Trabalho com D7 + IBX + FB15 e tenho um sistema muito grande.
No meu datamodule somente existe um componente que é o database. Os
transactions eu crio em cada form junto com seus respectivos datasets,
querys etc.
Nunca utilizei commitretaining, sempre commit.
Busco nos meus cadastros somente um registro de cada vez, mas mesmo
assim em alguns clientes começou a aparecer algumas corrupções de banco
de dados.
Estes clientes que dão problema geralmente usam win98 em várias estações.
Seguem abaixo algumas perguntas:
1. Este modelo acima citado tem algum erro? Precisa melhorar em algum
aspecto?
2. Devo fechar as conexões ao banco após as operações? (Acabei de ler
isto na MSDN magazine nº 20 John Papa)
3. O Firebird.log do servidor fica mostrando dezenas de mensagens
"INET/inet_error: connect errno = 10061". Não deve ser normal. Será por
causa dos win98 nas estações?
4. O Firebird 2.0 vai ficar mais duro na queda quanto a estas questões
de corrupção? Ouço falar demais desses problemas com outras pessoas.
(Trabalhei com MSSql e Oracle e era difícil dar coisas assim)
5. Existe a pretensão de o programador parar de se preocupar em commitar
"selects"? Nos outros bancos a transação é somente para alterações. (Sei
que isso é por causa do versioning, mas é chato paca)
6. Alguém tem experiencias a compartilhar sobre o uso do Interbase 7.5?
É que estou com estes problemas de corrupção e não posso descartar
nenhuma alternativa. (Atualmente culpo a rede ou a estações com win98)

Desde já agradeço a troca de informações e opiniões.

Marcio Grazianni
tec em brasilsoftware.com
Brasil Software Soluções Empresariais Ltda.