[firebase-br] Sugestão para Blobs Compactos

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Ago 5 08:01:12 -03 2005

Oi Enio

Como vc dise, Jpg já é compacto. Não se ganha prarticamente nada com
isso. O que se pode fazer para ganhar espaço e agilidade é ter uma
rotina que lê o arquivo do disco e a reduz (Stretch) para um tamanho
máximo. No meu caso utilizo 120x160 pixels (proporcional a 3x4) o que
resulta em imagens entre 5 e 16 kb dependendo da resolução da imagem. O
problema não é só o banco crescer, mas o tráfego de rede que isso gera.
O pessoal armazena imagens de câmera digital, muitas vezes maior que
1MB. Colocando fora do banco vc previne o banco de crescer, mas não o
peso de transitar pela rede e consumir memória para exibir imagens tão
grandes.

[]s Eduardo