[firebase-br] Sugestão para Blobs Compactos

.:. Enio Marconcini .:. 1010011010 .:. eniorm em gmail.com
Qui Ago 4 21:21:59 -03 2005

Salve!
Galera, muito e muito eu vejo pessoas com problemas para armazenas imagens
(ou outros arquivos) em campos blobs no IB/FB, eu mesmo já suei a testa com
isso, dai resolvi abandonar e gravar apenas os paths das imagens.
 Num forum, um carinha disse que, ao ser gravada, imagem JPG acaba ficando
grande etc. Então logo se nota que o tamanho do banco só tende a engordar.
 Me passou na cabeça uma coisa que talvez resolva, mas precisa testar, eu
ainda não implementei, apenas me surgiu a ideia.
 Se antes de gravar o blob no banco, compactar o arquivo? Se bem que imagens
JPG quase não tem redução num processo de compactação.........
 Nos links abaixo tem um código para usar no Delphi uma tal zLib.pas para
compactar, quem sabe se compactar a imagem, e logo após gravar no banco esse
arquivo compactado, talvez teria um resultado satisfatório.
 Compactação Utilizando zLib
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=65509&highlight=zlib
 Zipar sem ZipMaster
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=61329&highlight=zlib
 Eu ando meio enrolado e não tenho tempo pra testar isso, e mesmo por
enquanto não vou precisar de nada parecido como gravar imagens no banco.
 Então, deixo ai uma sugestão para que alguma pessoa que esteja precisando
disso possa tentar e ver os resultados.
 Não estou esperando que alguém implemente essa idéia pra me devolver o cod,
é apenas uma sugestão, se servir, viva o Delphi e o Firebird.

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
.:. msnm: eniorm em gmail.com .:.