[firebase-br] IBO será que é tão rápido?

Laudelino laudelino em pobox.com
Ter Ago 2 21:45:02 -03 2005

Digamos que o IBX seria uma Ferrari e o IBO um land rover...

Se a estrada for tranquila, no caminho que leva através das
dificuldades, o IBX voa... mas o primeiro buraco na estrada fará sua
viagem digamos, emocionante...

O IBO pode trafegar por qualquer tipo de terreno, em menor velocidade,
mas com garantia que ao fim da jornada o objetivo seja alcançado.

Ambos ao final de tudo, são falíveis e eficiêntes simplesmente porque
são desenvolvidos por uma máquina chamada ser humano, ou seja,
representam nitidamente as deficiências e virtudes dos que os fazem.

Mas eu iria mais longe um pouco.

Independentemente da tecnologia, um bom programador tira bons programas
com componentes médios e um programador ruim, não produz nada bom nem
com os melhores componentes.
(isso não é crítica a ninguém, por favor....)

Estou desde muito devendo um chopp para meu amigo Gladstone da
ClubeDelphi e queria propor a ele que na próxima DelphiDay, ou FireDay
ou passeata Gay (PG) sei lá, mas no próximo evento onde se reunisse a
nata do desenvolvimento Delphi/Firebird que se fizesse uma mesa
redonda/prática onde nossos gurus nos fizessem o seguinte fazor...
(O PG foi uma brincadeira fonética.... por favor 2)

Com firebird e Delphi (+ melhores componentes disponíveis), nos mostrar
qual seria a solução ótima e mais elegante para se desenvolver uma
aplicação que:

(Form)
MDI ou não, Actions, OO, componentes e etc...

(BD)
Conexão
Inclusão
Alteração
Exclusão
Consulta
*Todas com os tipos de campos conhecidos (VarChar, Blob, date etc...)

(LPT)
Impressão

Sempre objetivando a solução ótima, elegante e eficiente...

Sria mais ou menos assim...

Meu amigo Sonino se levanta e mostra a solução ótima para construção de
um form báico de cadastro, com ActionManager, QuantumGrid, MadException
e etc...

Depois vem o companheiro Cantú e mostra a melhor maneira de se conectar
um banco FB e utilizar SP, Query, insert´s etc.. etc... na mesma aplicação.

Ai vem outra e mostra como gerar relatórios dessa aplicação...

Outro mostra o InnoSetup gerando uma instalação completa...

Depois eu entro e mostro como se estraga um aplicativo bem feito, ou
como se faz pra levar uma lata de skol a 3 graus em 10 minutos...

Essa mesa redonda eu não perderia de maneira nenhuma... e o DVD só
venderia menos que o Titanic

Um abraço a todos !

Laudelino Lima