[firebase-br] CL10/Fedora + Firebird 1.0.3

Linuxpoa - André Bertinetti linuxpoa em terra.com.br
Sex Abr 29 13:35:02 -03 2005

    Olá amigos, sou novato na lista, pois preciso de uma possível ajuda.
Desculpem-me se o post ficar muito extenso.

Seguinte:

    Tenho o Firebird instalado (FirebirdSS-1.0.3.972-0.i386.rpm) em um CL10
e outro Fedora Core 3 e a conexão com o banco cai repentinamente varias
vezes por dia sem uma frequência ou carga específica. Fecho a aplicação e
reabro, volta tudo ok, as vezes tenho até que parar o serviço e startar
novamente. A aplicação só roda com essa versão do FB, não roda com a 1.5.
    Quando instalei os firebirds, segui todos os passos, alterei a senha de
SYSDBA e mudei o usuário de execução no daemon, criei o usuário interbase e
dei um chown no diretório /opt e /dados (bancos do FB) para o usuário
interbase. Atualizei os arquivos hosts e hosts.equiv para ter todos os
hostnames e localhost e atualizei o arquivo isc_condig para um que já rodava
ok. Coloquei as UDF da aplicação no diretório UDF e mesmo assim o banco cai
repentinamente.
    Notei no firebird.log os seguintes erros :

server.empresa (Client) Sat Apr 20 20:42:58 2005
        INET/inet_error: connect errno = 111

Esse (111) já descobrí que é normal pois é o delay para ler o isc4....
quando starta o FB mas :

server.empresa (Server) Fri Apr 29 11:29:49 2005
        INET/inet_error: send errno = 104

O erro 104 dei uma procurada pela web e não encontrei nada para solucionar.
Achei até que pode ser um bug da versão do Firebird e também não sei se tem
relação com as quedas de conexão nesses dois servidores. Até achei que era
por causa do tamanho do banco, pois no Fedora o banco tem 350Mb mas no CL10
ele tem 45Mb e cai igual !! Tentei startar o FB pelo serviço inet tabém e
não resolveu !!

Será que tenho que usar a versão Classic Server ? Alguém já passou por isso
e poderia, se possível, me dar uma luz, serei muito grato !!

Segue o meu arquivo isc_config :

# This is a sample Firebird configuration file.
#
# Where values are commented out the default value
# (which is usually show as well) applies.
#
# If commented out t
# For detailed description of all parameters refer to
# http://www.ibphoenix.com/ibp_config.html
#
#V4_LOCK_MEM_SIZE         98304
#ANY_LOCK_MEM_SIZE        98304

V4_LOCK_MEM_SIZE         196608
ANY_LOCK_MEM_SIZE        196608

#V4_LOCK_SEM_COUNT        32
#ANY_LOCK_SEM_COUNT       32
#V4_LOCK_SIGNAL           16
#ANY_LOCK_SIGNAL          16
#V4_EVENT_MEM_SIZE        32768
#ANY_EVENT_MEM_SIZE       32768
#DATABASE_CACHE_PAGES     75

DATABASE_CACHE_PAGES     3072

#SERVER_PRIORITY_CLASS    1
#SERVER_CLIENT_MAPPING    4096
#SERVER_WORKING_SIZE_MIN  0
#SERVER_WORKING_SIZE_MAX  0
#V4_LOCK_GRANT_ORDER      1
#LOCK_HASH_SLOTS          101
#DEADLOCK_TIMEOUT         10
#LOCK_ACQUIRE_SPINS       0
#CONNECTION_TIMEOUT       180

CONNECTION_TIMEOUT       300

#DUMMY_PACKET_INTERVAL    60

DUMMY_PACKET_INTERVAL    180

#TMP_DIRECTORY            20000 "/opt/interbase/tmp"

TMP_DIRECTORY            67108864 "/opt/interbase/tmp"

#EXTERNAL_FUNCTION_DIRECTORY "/opt/interbase/udf"
#TCP_REMOTE_BUFFER        8192
#CPU_AFFINITY             1
#TCP_NO_NAGLE             0

Antecipo agradecimento à todos pela atenção e disponho-me para qquer ajuda.
Abraço.

Att.
André Bertinetti
http://linuxpoa.homelinux.com