Re: [firebase-br] Dúvida sobre DOMINIOS

Adilson Basilio mr.mothman em gmail.com
Qui Abr 28 19:28:00 -03 2005

Caro Edson,

  Olha... Eu particularmente não sou muito fã de domínios não. E
também não costumo utilizar o IBExpert (apesar de ser uma ferramenta
muito boa). Mas... Vamos lá...

  Até onde me conste, você somente pode utilizar COMPUTED BY na
definição do CAMPO, não do DOMÍNIO.

  E mais... Você não pode criar campos computados a partir de campos
definidos como domínio.

  A sintaxe para criação de domínios, se me lembro bem, é:

  CREATE <DOMÍNIO> AS <TIPO_DE_DADO>
  [DEFAULT <NULL>|<VALOR_DEFAULT>]
  [CHECK (<CONDIÇÂO_PARA_CHECAGEM>)]
  [COLLATE <COLLATE>]
  [NOT NULL];

  No seu caso, ficaria algo assim:

  CREATE DOMAIN domcampo2 AS VARCHAR(50) COLLATE win1252;

  CREATE TABLE TESTE (
    Nome domcampo2,
    Sobrenome domcampo2,
    NomeCompleto COMPUTED BY ( Nome || ' ' || Sobrenome));

  Caso ainda reste alguma dúvida, ou eu descubra que estou errado, te
escrevo amanhã bem cedo.

  Espero ter podido ajudá-lo.

  [ ]'s

  Mr.Mothman