[firebase-br] Dúvida sobre DOMINIOS

Edson T. Marques marques em oriontec.com.br
Qui Abr 28 10:01:52 -03 2005

Olá;

Olha só:
Pelo IBExpert eu consigo inserir um CAMPO1 (computed by) em uma TABELA1.
Este CAMPO1 é calculado por uma expressão SQL (um select) que retorna um
o conteúdo de um CAMPO2 da TABELA2. Este campo 2 tem um DOMAIN que
controla o seu TYPE como VARCHAR(50) collate WIN_PTBR.
Depois que eu inserí (da usando os recursos do IBExpert (sem comando SQL
direto)) o CAMPO1 na TABELA1, verifiquei que o IBExpert setou alguns
valores default para o CAMPO1:
    CHARACTER SET win1252
    COLLATE win1252
    DOMAIN RDB$685

Beleza! Então eu resolví mudar isso. Então, novamente sem comandos SQL
diretos, usei os recursos do IBExpert:
1) Usando o Database Explorer abri o nodo Tables
2) DuploClick em TABLE1
3) Do lado direito do Database Explorer aparece uma janela com várias
Guias cuja primeira apresenta os registros da TABELA1.
4) DuploClick sobre a linha que mostra o CAMPO1, aparece uma janela para
editar as propriedades do campo.
5) Click no botão Edit Domain.
6) Mudo o nome do DOMAIN para DOMCAMPO2
7) Mudo o Collate dele para WIN_PTBR
8) Click no OK
9) Commit
10) Fecho tudo
11) Fecho o Banco
12) Abro denovo.
13) Vou em Menu Principal -> Tools/ExtractMetadata
14) Peço pra ele me dar o Metadata dos Domínios direciono a saída para
ScriptExecutive
15) Então aparece la o seguinte:

 CREATE DOMAIN domcampo2 AS VARCHAR(50)
 COMPUTED BY ((select T.CAMPO2 from TABELA2 T where T.ID = ID_TABELA1))
COLLATE WIN_PTBR;

Lindo! Só que aí, eu apago tudo, e tento fazer isso com comando SQL e já
de cara, quando dou o camndo acima ele não aceita me retornando o
seguinte ERRO:

DINAMIC SQL ERROR
SQL ERROR CODE = -104
TOKEN UNKNOW, LINE 2 - CHARACTER 1
COMPUTED

Existe algum detalhe que eu estou esquecendo para criar este domínio?
Isso não pode ser criado?
Alguma idéia?

Desde já agradeço!

Edson T. Marques