Re: [firebase-br] Firebird Cliente e Componente para Lázarus

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Abr 28 08:10:02 -03 2005

Quanto ao cliente do FireBird, eu recomendo fazer a instalação completa, são
poucos arquivos e você pode optar por não "inicializar" o banco, e se por
qualquer motivo, precisar mudar de servidor, mesmo que temporariamente, é só
"inicializar" o banco e boa.

E sim, o lázarus tem um componente para acesso nativo ao IB 6.0 / FB 1.0,
porém:
a) ele não vem instalado por padrão (procure por uma pasta chamada intrbase
na instalação do lazarus, vai ver os componentes lá)
b) estes componentes ainda são "alfa", ou seja, em estágio de
desenvolvimento. atualmente, ele é bidirecional e contém 90% das
funcionalidades práticas de uma query do IBX. porém ainda dá violação de
acesso ao alterar o SQL do componente, ou durante um "reconect".

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr