Re: [firebase-br] OFF Matemática (Cross Listing)

M31 glxm31 em brfree.com.br
Sáb Abr 23 20:32:19 -03 2005

Olá Francisco, seu tópico é interssante. Acho que o eu problema já está esclarecido, mas deixa eu falar o meu jeito.

PrecoFinal = Custo * ( 1 + Porcentagem / 100 )

A sua fórmula 1 fornece o resultado correto apenas se Porcentagem = 100%. Outra coisa interessante para se observar é que a operação inversa do aumento percentual não é o desconto percentual: 150 + 20% = 180; mas 180 - 20% <> 150. O problema deve ser analisado por meio dos fatores. O aumento percentual é obito pela MULTIPLICAÇÃO pelo fator 1 + Porcentagem/100. A operção inversa é obtida pela DIVISÃO pelo mesmo fator. Exemplo: o fator de 20% = 1 + 20/100 = 1,2; Então 150 + 20% = 150*1,2 =180; O operação inversa será: 180 / 1,2 e não 180 - 20%.

Do mesmo modo, o desconto pode ser feito pela multiplicação pelo fator 1 - Porcentagem / 100; A operação inversa é a divisão por esse mesmo fator. Por exemplo, para um desconto de 20% o fator é 1 - 20/100 = 0,8; 150 - 20% = 150*0,8 = 120; A operação inversa, ou seja, para desfazer o resultado anterior: 120/0,8 = 150

Boa parte dos problemas de matemática financeira moderna se resume no cálculo desses fatores. A a Unit Math do Delphi tem uma grande quantidade de fórmulas úteis para a matemática financeira.

----- Original Message -----
From: "Francisco Thiago" <jeandeadlucky em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>; "Delphi-br Delphi" <delphi-br em yahoogrupos.com.br>
Sent: Wednesday, April 20, 2005 5:47 PM
Subject: [firebase-br] OFF Matemática (Cross Listing)

Amigos,

Me desculpem o Cross List, mas é que eu fugi das aulas de contabilidade e tenho um probleminha... Na verdade eu tenho duas fórmulas e eu queria saber qual é a certa.

O Problema: Preciso calcular o valor de um produto de acordo com a margem de lucro desejada e preco de custo do mesmo.
Ou seja... Suponhamos um produto que tem o custo de 2,7
Formulas:
 1 -  ((Custo * 2) * Porcentagem) / 100
 2 - ((Custo * Porcentagem) / 100) + Custo

Quando a porcentagem é 100% eu tenho o seguinte resultado:
1 - 5,4
2 - 5,4

Quando a porcentagem é 200% eu tenho o seguinte resultado:
1 - 10,8
2 - 8,1

Alguém poderia me dizer qual a forma correta? Desconfio ser a segunda... mas não sei :D

Obrigado e desculpem a ignorancia (e o cross)

Francisco Thiago de Almeida
Enter&Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
MSN: thiago em enterplug.com.br
Skype: enterplug_thiago