[firebase-br] Permissão negada ao criar database no linux

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Abr 22 19:15:28 -03 2005

Segundo o que, em um futuro muito distante, dirao as lendas, em Sex,
2005-04-22 às 10:23, robertofurutani escreveu:
> olá Lista!
> Estou com dificuldades para criar um database no linux, logado como root e
> com o diretório com permisão total (777) dá esse erro:
> [root em java bin]# isql
> Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
> SQL> create database '/home/roberto/teste.fdb';
> Statement failed, SQLCODE = -902
>
> I/O error for file "/home/roberto/teste.fdb"
> -Error while trying to create file
> -Permission denied
> SQL>
>
> Já tentei pelo FlameRobin e nada, eu não consigo nem me conectar a uma base
> [...]

ola Roberto.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

no caso do isql, voce teria que passar o user o o password ao chama-lo,
algo tipow assim:
[root em java bin]# ./isql -u sysdba -p tua_senha

mas, apesar de eu nunca ter visto a cara do FlameRobin, eu acho estranho
que voce nao possa trabalhar nem mesmo com ele...

assim, na base do chute, o que pode estar acontecendo eh que voce esta
informando a senha incorreta...

para saber qual eh a senha do teu DBA, na pasta /opt/firebird, use o vi
para editar o arquivo SYSDBA.password, que nesse arquivo esta a senha
que foi gerada quando voce instalou o Firebird...

caso seja mesmo isso e voce queira mudar essa senha, execute o script
changeDBAPassword.sh, o qual se encontra na pasta /opt/firebird/bin,
okeyz?

[]s
força sempre!
ate +++