[firebase-br] Indices

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qua Abr 20 17:58:24 -03 2005

Isto era prática comum para sistemas desktop.. em C/S, ou seja, verdadeiros
SGDB-R, você pode dar order by por qualquer coisa, pois raramente o banco
utiliza índices para fazer um SORT.

O Banco utiliza índices para fazer Where e Joins!!!!

[s]

==========================
Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr

From: "Rodrigo - Alma Informática Ltda" <desenv28 em almainformatica.com.br>
To: "Stock" <stock_rp em yahoo.com.br>; "Rogerio" <wroger em terra.com.br>;
"Pha-Lista" <lista em pha.com.br>; "ListaFireBase" <lista em firebase.com.br>;
"Joao Eduardo Barbosa Eto" <joaoeto em asttra.com.br>; "Carlos H. Cantu"
<listas em warmboot.com.br>; "Ana Paula Cartÿffffe9ri" <apcarteri em yahoo.com.br>
Sent: Wednesday, April 20, 2005 5:42 PM
Subject: [firebase-br] Indices

> Amigos,
>
> Fiz a seguinte consulta no meu banco de dados
>
> select *
> from rdb$indices
> where rdb$relation_name = 'Empresa'
>
> A consulta me retorno todos os indices e chave primaria criada na tabela
empresa.
> Uso Delphi 7 + DbExpress + Firebird 1.5
>
> A minha pergunta e o seguinte tem como eu fazer tal consulta pegar todos
os indices que me mostrou no retorno da consulta e jogar num radiobuton
aonde o usuario selecionar tal indice faz a ordenação pelo tal.

> Exemplo :
>
> Indice
>
> IdxEmpresa - Ordernar por empresa
> IdxCodigo    - Ordernar por codigo
>
> Os campos idxempresa e idxcodigo sao jogados para um radiobuton, quando o
usuario clicar num dos dois a seleção e feita conforme a selecao.