[firebase-br] Novo problema de lógica

Francisco Thiago jeandeadlucky em yahoo.com.br
Qua Abr 13 13:17:25 -03 2005

Amigos,

Venho eu novamente pedir sugestões a vocês.

lembram do meu modelinho?

PRODUTOS
   |  |
   |  +-------> PRECO
ESTOQUE <-----------+
   |                |
   |                |
MATERIA_PRIMA ------+

Então, resolvi usar da seguinte forma: Os Produtos podem ser Matéria prima
ou não e podem ser vendidos ou não (independente se são m.p)
Bem... até aqui tudo ótimo, so que eu tenho um pequeno probleminha: O Preço!

O custo de um produto é: (Soma(Estoque.Materia_Prima.Produtos.ValorCompra) +
Produtos.ValorVenda) * Preco.MargemLucro / 100 //(antes do "." é o nome da
tabela)
Como viram, o valor de venda do produto está vinculado ao seu valor de
compra, que por sua vez pertence a tabela de Produtos e não de Estoque.

Qual o problema?

Bem, a matéria prima está ligada a tabela de estoque (pq na venda eu vendo o
estoque e não o produto) e não ao produto. Isso leva a seguinte situação:

"Caso os produtos que compõe o estoque sejam de valores diferentes, o preço
de venda pode ser muito baixo ou muito alto"

Qual seria a melhor maneira de evitar este problema:

1- Trazer o campo "ValorCompra" para a tabela de estoque;
2- Lingar a tabela "Materia_Prima" a tabela de "Produtos"

Aceito sugestões

+-------------------+
| Produtos          |
+-------------------+
|prod_codigo        |
|prod_valor_compra  |
|prod_mp            |
+-------------------+

+------------+
|  estoque   |
+------------+
|esto_codigo |
|esto_qtd    |
|esto_ativo  |
+------------+

+------------------------+
|  materia prima         |
+------------------------+
|mp_codigo               |
|esto_codigo (fk - Link) |
|mp_composto (fk)        |
|mp_qtd                  |

Obrigado

Francisco Thiago de Almeida
Enter&Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
MSN: thiago em enterplug.com.br
Skype: enterplug_thiago