[firebase-br] Como armazenar o código SQL no dbExpress

Cesar - Asseinfo.com cesar em asseinfo.com
Qui Set 30 16:21:28 -03 2004

Olá pessoa... belex?

Trabalho a algum tempo do IBX e agora estou escrevendo as novas rotinas em dbExpress.

Antes (no IBX) eu conseguia armazenar o SQL formatado (com quebra de linhas) dentro do próprio componente. Isso facilitava, pois se eu precisasse eefetuar uma manutenção no mesmo o intendimento era bem fácil.

Já no dbExpress eu não consigo fazer isso pois a propriedade CommandText só armazena uma linha. Isso é um problema pois o SQL fica uma nojeira e se eu precisar efetuar a menutenção no mesmo... sei que vai ser uma dor de cabeça.

Sei... alguns vão dizer pra armazenar isso no fonte e jogar para o CommandText on run time.

O problema é que para a definição dos campos persistentes on design time eu preciso que eles estejam no CommandText e não acho legal ficar transcrevendo este código toda vida que eu efetuar uma manutenção.

O que eu posso fazer? Como vcs trabalham?