[firebase-br] [Esta me preocupando] Banco corrompido

Nilton Souza ntn em bbs2.sul.com.br
Qui Set 30 09:32:27 -03 2004

Olá Pessoal,

Uso o Firebird desde a versão 1.0 e agora estou com a 1.5, tive problemas
com base corrompida 1 vez e foi por problemas de hardware, tenho 3 bases
instaladas à mais ou menos um ano e meio em clientes diferentes. Estas bases
trabalham 7dias x 24hrs e não apresentam nenhum sinal de corrupção. Não
estou falando de uma máquina SPARC nem de uma máquina HP, estou falando de
humildes Pentium's e AMD's.

Há alguns meses atrás eu vi o Informix 7 corromper a base de dados e a falha
foi de hardware que neste caso era um SPARC da SUN. Nenhum dos Bancos está
livre disso.

Outra coisa que corrompe qualquer banco é a queda de energia. Bastaria ter
um humilde nobreak de 15 minutos para resolver este problema.

Tem também o vilão Windows, alguns esquecem de ligar o Forced Write do
Firebird no Windows e isso pode gerar corrupção de base (culpa do Tio Bill
Gates !!! :)

E para finalizar, acredito que não existiam muitas reclamações de base
corrompida no IB pq ele não era tão difundido quanto o FB é hoje. Faço parte
de um grupo de usuários Informix e de vez em quando vejo uma mensagem ou
outra na lista, mas aqui.... vishhh.... não dá para ler todas as
mensagens.... são muitas.... :)

[]'s
Nilton Souza