[firebase-br] Caso muito estranho com trigger

Cezinha cezinha em unetvale.com.br
Ter Set 28 15:06:53 -03 2004

Olá pessoal...

Vou relatar um caso muito estranho que ocorreu comigo hoje.

Eu tenho duas tabelas no sistema chamadas vendas_itens e movimento_estoque.

Toda vida que um item é incluído em vendas_itens pelo usuário, uma trigger é responsável por efetuar um lançamento em movimento_estoque (after insert).

Bacana... isso sempre funcionou show de bola.

Um cliente meu me liga reclamando que a movimentação do estoque de um determinado dia estava zerada. Minha primeira reação foi a de desconfiar que o mesmo tinha dado jeito de fazer vendas com os itens zerados.

Pois bem... peguei o backup do mesmo e fiz uma auditoria. Para a minha surpresa ele tinha razão. Todas as vendas foram feitas normalmente, porém, todos os registros que o Firebird (1.0.3) gerou na tabela movimento_estoque estavam com o campo quantidade zerado.

Para completar ainda mais a confusão... eu constatei que todos os campos dos registros de movimento_estoque gerados pelo Firebird na ocasião estavam corretos tais como código do produto, preço de venda (no qual ele pega da tabela vendas_itens), data e hora, e outros, com exceção do campo quantidade... que apareceu para todas as vendas geradas na mesma data.

Isso mesmo... eu digo TODAS as vendas pq isso aconteceu em 11 vendas. Que loucura né?

Alguém já passou por algo desse tipo?