Re: [firebase-br] Dúvidas ClientDataSet

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Set 24 13:04:01 -03 2004

Na revista ActiveDelphi sairam 3 ou 4 artigos do Edurado Rocha somente
falando sobre ClientDataSet..

Lá ele dá exemplos passo-a-passo como trabalhar com o CDS.

Não sei se estão disponiveis no site, mas aconselho vc a dar uma olhada...

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Ricardo H. Rekowsky" <rekowsky em terra.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, September 24, 2004 10:38 AM
Subject: [firebase-br] Dúvidas ClientDataSet

Pessoal,

passei os últimos dias pesquisando no fórum do ClubeDelphi, vários sites
que tenho cadastrados sobre Delphi aqui no Brasil e fora e pelo Google
sobre como usar o CLientDataSet direito e vi diversas sugestões
contraditórias. Como acabei me confundindo mais do que esclarecendo
gostaria, se possível, contar com a ajuda de vocês para entender melhor
como funciona esse componente (principalmente com o uso de master-
detail) com algumas perguntas:

1) Usando o DataSetProvider eu configuro algumas opções para true:
poCascadeDelete, poCascadeUpdates, poAllowMultipleRecordUpdates e
poPropogateChanges
  --> preciso realmente configurar essas opções? por que percebi que sem
elas algumas vezes os dados não são atualizados.
2) Algumas vezes recebo um erro CLientDataset(Nome do componente):
Record not found. Isso acontece em uma relação master detail quando eu
vou editar um registro mestre e surge essa mensagem e ele fecha e abre a
tabela (porém atualiza os dados)
3) eu inicio as transações explicitamente, até porque todo o controle de
navegação, inserção, etc eu faço com botões personalizados. Muda alguma
coisa se eu usar o TbNavigator em relação às transações? Em alguns posts
eu li que com o ClientDataSet a transação é iniciada automaticamente
pelo ClientDataset.
4) Algumas vezes quando abro um formulário com a relação Master-detail
recebo uma mensagem de Key violation (EDBClient). Não consegui
identificar o porque!
5) Algumas tabelas eu uso a ordenação dos dados em um DbGrid com indice
alterável quando clico no título do Grid. No WinXp funciona 100%, já no
WinMe ou inferiores não funciona. Tem alguma incompatibilidade de SO?
6) Existe mais algum cuidado especial que preciso ter (além das relações
corretas) quando uso master-detail e clientdataset + DataSetProvider +
IbDataset + Transaction?

Grato por eventuais esclarecimentos e desculpem o bombardeio de
perguntas.... Mas minhas pesquisas não me levaram mais adiante do que
isto.
Ricardo