[firebase-br] PAGE SIZE

Carlos Sato cansato em ig.com.br
Qua Out 27 15:36:12 -03 2004

Pelo que sei, o Page Size de 4096 é padrão para o Linux, mas não é fixo.
Quando vai ser feita a partição do disco antes da instalação do Linux você
pode informar o número de "sectors per cluster" para a partição onde vai ser
instalado o Linux. Cada Setor tem 512 bytes, assim sendo 8 setores
correspondem a um cluster de 4096 bytes.

O melhor tamanho para definir ainda vai depender dos 3 fatores que eu falei:
hardware / rede / aplicativo. Mas como a maioria das pessoas que montam um
servidor Linux normalmente utilizam aquelas velhas máquinas que estão no
canto jogadas, seria interessante fazer os testes com os diversos tamanhos
de cluster (page size) para ver o resultado. Como o Linux pode ser instalado
em partições FAT (Win9x), NTFS (NT, 2000, XP), EXT2 e EXT3 (esses dois
últimos são padrões do próprio Linux), seria interessante também fazer os
testes em cada um desses formatos. Eu não me habilito a fazer esses testes
porque realmente sei muito pouco sobre Linux.

Aproveitando e completando a informção para o mundo WIndows: em SOs que
utilizam partições NTFS (Win NT, Win 2000, Win XP) quando você vai instalar
NOVOS discos pode ser informado qual é o tamanho do cluster que você deseja
utilizar. Nunca prestei atenção na instalação desses sistemas para verificar
se é possível informar qual é o tamanho do cluster que se deseja para a
partição, como ocorre no Linux.

Detalhe importante: clusters maiores no SO podem representar perda de espaço
significativa se vai haver muitos arquivos com tamanho pequeno. Por exemplo:
no meu micro de trabalho tenho 8.702 arquivos com até 1Kbyte de tamanho.
Eles deveriam ocupar quase 9 Mbytes. Mas isso não ocorre porque como cada
cluster é de 4096 bytes e em um cluster só pode haver informação de um
arquivo. Assim um arquivo de 1Kbyte ocupa o espaço de 4Kbytes. Então esses
aqruivos estão ocupando quase 35 Mbytes. O Windows mostra o tamanho real do
arquivo, não o espaço ocupado.

[]s
Carlos Sato