[firebase-br] PageBuffers ou DefaultDbCachePages

Maglan Cristiano Diemer maglan em univates.br
Qua Out 27 14:19:27 -03 2004

Paulo Geloramo wrote:
> Ola Pessoal,
>
> Criando o banco de dados com o Firebird 1.5 e posteriomente
> verificando as informacoes estatisticas do mesmo, apresenta
> o valor para PageBuffers=0. Pelo que entendi quando este valor
> esta em 0 (zero) siginifica que esta desativado para este banco,
> valendo o que esta setado para o servidor no arquivo firebird.conf
> em DefaulDbCachePages e quando este nao esta definido assume 2048.
>
> Esta afirmacao acima esta correta?

Também fiz uma pergunta referente este assunto na lista.

> O Firebird 1.5 vai setar como valor padrao:
> PageSize=4096
> PageBuffers=2048
> Usara 8 MB de memoria para cada banco de dados.
>
> Então 4096 x 2048
> = 8.388.608 bytes
> = 8192 KB
> = 8 MB
>
> Esta correta esta afirmação acima?

Sim, está correta se for SuperServer.
Na versao Classic o valor padrao é 75 para cada cliente
conectado no servidor. Essa informação eu retirei
do proprio firebird.conf.

Mas eu pergunto: Na superserver é 2048 para cada GDB
independente de quantos clientes estão conectado a eles?

> Qual valor tem usado para PageBuffers?

Eu acredito que isso depende muito do teu servidor.
Quanta memória RAM ele possui. E se ele é estável e seguro
e conectado a NOBREAK.

> Para começar a testar o desempenho quais os valores voce recomenda?

Eu tenho um servidor de um 1GB de RAM. Comecei testando
com o valor de 256 MB de cache. Ou seja, 65536 paginas de 4096 bytes.

Maglan