[firebase-br] PAGE SIZE

Carlos Sato cansato em ig.com.br
Qua Out 27 09:20:13 -03 2004

Um detalhe que é importante colocar refere-se a leitura/gravação dos bytes
de dados no HDD pelos sistemas operacionais Windows: eles utilizam
leitura/gravação de páginas de 4096 bytes.

Mesmo que seja definido um Page Size de 1024 bytes para o banco de dados, o
SO obrigatoriamente vai fazer a a leitura de 4096 Bytes, ou seja 4 páginas
de uma vez. Por outro lado, um Page Size de 8192 bytes vai obrigar o SO a
fazer 2 acessos ao HDD para ler uma única página.

É meio complicado avaliar o resultado da performance. Como já havia escrito
em uma mensagem anterior, vai depender "do projeto de hardware do servidor /
da infra-estrutura da rede / do projeto lógico do aplicativo cliente".

[]s
Carlos Sato

"Jesus (CSJ Sistemas)"
<jesus em csjsistemas.com.br> escreveu na
mensagem news:00e301c4b83b$d78a68d0$020ba8c0 em notejesus...
Pessoal mais uma questão interessante...

No inicio eu criei um banco de dados com Page Size 4096, pois haveria a
possibilidade de armazenar imagens, mas nào se concretetizou.

Bom hoje tenho um banco operando com Page Size de 4096, sendo que eu
poderia utilizar 1024.

Minha dúvida é a seguinte, o que eu ganho alterando de 4096 para 1024,
melhora performance da resposta ? melhora o acesso remoto ? garante mais
integridade ?

Partindo do princípio que ganho alguma coisa, alguem conhece algum meio
de alterar o Page Size, sem ter que recriar o banco ?

Agradeço a costumeira cooperação de todos no debate !!!

Ats. Jesus