[firebase-br] Collations PT_BR e Win_PTBR

Pha-Lista lista em pha.com.br
Ter Out 26 11:20:32 -03 2004

Edson, estou repassando como estão as coisas.

Alexandre Benson Smith wrote:

>Adriano,
>
>Só por curiosidade, como anda a nova intl interface ?

Todos os "drivers" estão convertidos.

Novas funcionalidades:
    Conversão de character sets quando atribui uma string ou um blob a
um (ou outro) blob
    Suporte a collate em blobs
    Função LOWER
    Buscas de strings que usam caracteres "comprimidos" iguais quando
usa ou não indíce
    COLLATE WIN_PTBR
    Comando CREATE COLLATION. Exemplo:
       CREATE COLLATION WIN_PTBR_AS FOR WIN1252 FROM DESC (WIN_PTBR)
ACCENT SENSITIVE
       CREATE COLLATION WIN_PTBR_AS_NP FOR WIN1252 FROM DESC
(WIN_PTBR_AS) NO PAD
       CREATE COLLATION WIN_PTBR_AS_NP2 FOR WIN1252 FROM DESC (WIN_PTBR)
ACCENT SENSITIVE, NO PAD
       CREATE COLLATION NOVO FOR ISO8859_1 FROM EXTERNAL ('arquivo')

O Claudio Valderrama não gostou da idéia de usar o "flags" dos
descritores pra armazenar o collate dos blobs. Ele disse pra usar o
"length" mas o Nickolay disse que o "lenght" dos blobs deve ser 8.
O Claudio disse pra discutir na devel. Irei fazer isso, mas não já.

Estou tendo dificuldades pra fazer o DROP COLLATION funcionar no
classic-server. O Nickolay passou uma orientação, mas é meio difícil de
entender o lock manager.

Eu mexi no otimizador e nas verificações de constraints. Alguém (Arno,
Dimitry, Vlad) terá que revisar esta parte.

Tem que mudar algumas coisas no otimizador para collates que tenha ordem
[base, acento, case] mas seja accent-insensitive e case-sensitive.

Os operadores MATCHES e SLEUTH que somente podem ser usados pelo GPRE
não estão prontos.
O Nickolay disse que seria melhor "deprecar" eles e substituir por
"regex", mas não sei se pra 2.0.

>Outra coisa, existe alguma previsão de quando será possível incluir os novos collates?

Eu irei propor que as alterações da tabela RDB$COLLATIONS seja incluida
no HEAD.
Assim, se não der pra disponibilizar as alterações na 2.0, terá como
fazer na 2.1 (já que o Nickolay disse que poderia ser incluido em "point
releases").

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil