Re: [firebase-br] Acentuação com JAYBIRD

Otto ottofuch em osite.com.br
Qui Out 21 22:13:06 -03 2004

Também achei enrolado. Mas o JDBC é complexo. O Jaybird, até onde sei, é uma
espécie de driver, uma ponte de ligação entre o gerenciador de banco de
dados do Firebird, e o JDBC. Dessa forma, me parece que o assunto é tratado
no Firebird e não no JDBC e na interligação entre ambos que é o Jaybird.

A Helen, na página 771, se refere a International Language Modules (módulos
internacionais de idiomas):

"O Firebird é distribuido com uma biblioteca crescendo cada vez mais de
suporte a idiomas internacionais e sequências de 'collation' (NT não
corresponde exatamente à palavra colação em português) . Todas exceto os
quatro idiomas 'básicos' são distribuidos na biblioteca fbintl (em Posix) ou
fbintl.dll (no Windows). O Firebird expera encontrar as bibliotecas de
idiomas no diretório de instalação /intl.
    É possível de escrever suas próprios character sets e collation e
conseguir o Firebird engine (motor do Firebird) de carregar os mesmos a
partir de uma biblioteca compartilhada, que deve ser nomeada de fbintl2 para
ser reconhecido e lincado. David Brookstone, desenvolvedor do plug-in
fbintl2, torna um kit faça-você-mesmo livremente disponível em
http://www.ibcollate.com.
     Do Firebird 1.5 em diante também é possível implementar caracter sets
'customizados' ou collations usando funções externas. Em virrtude do kit
fbintl2 incluir instruções lúcidas para criar character sets, é também uma
referência útil caso você planeja usar a abordagem de função externa para
implementar  custom character sets".

Apenas traduzí isto, mass confesso que não entendo (ainda) nada disto.
[]'s
Otto