[firebase-br] Campo NULL na chave como sendo FK

Sidnei sidnei em amcom.com.br
Seg Out 18 12:07:54 -03 2004

Ola pessoal, tenho a seguinte situacao:

Utilizo Delphi6 + DBExpress+Firebird 1.5.

Tenho duas tabelas:

ORCAMENTOS
CLIENTES

A tabela ORCAMENTOS, tem uma FK com a tabela de CLIENTES. Mas esta FK
aceita NULL, ou seja, se eu gravar NULL no campo ele nao vai validar a
FK. Blz, isto funciona, o que nao esta funcionando, eh eu mandar da
minha aplicacao atraves do DBExpress um campo Limpo = NULL ele mesmo
assim manda alguma sujeira que nao consegui identificar ainda. Como
estou fazendo isto atravez de SP, fiz um IF lah dentro, se for 0 grava
null, mas mesmo assim nao passa ali. O que eu fiz para reverter isto,
foi criar Trigger para esta tabela, BEFORE, faz um select com o valor
do parametro que esta vindo na tabela de clientes, se nao encontrar,
grava null no NEW.

Alguem jah passou por isto?

Sidnei