Re: [firebase-br] Qual é o melhor componente para acesso ao Firebird?

MOITA moita em labcetel.com.br
Dom Out 17 18:51:29 -03 2004

RedDEvil,

Impressionante a historia, agora entendi melhor e como utilizar o IBObject,
e ao começar a testá-lo ontem fiquei impressionado com os recursos, e é
claro que não precisa de Table, tem na IBOQuery todas as SQL de Delete,
Insert e Update o que a torna como uma table, com a vantajem de ser
infinitamente mais rápida.
Parabéns, e obrigado pela explicação.

Abraço,

MOITA
----- Original Message -----
From: "RedDevil" <reddevil em reddevil.eti.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, October 17, 2004 5:22 PM
Subject: Re: [firebase-br] Qual é o melhor componente para acesso ao
Firebird?

ola.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.
(eu ia dizer: "ola Moita"... mas me deu a impressao de que iria soar meio
que estranho e acabei dizendo apenas: "ola" ...;o).

se voce esta começando agora com o IBObjects, eu sugiro que voce de uma lida
no que consta no link: http://www.firebase.com.br/fb/IBO.html (bem como nos
outros links existentes nessa pagina) e tambem te aconselho a dar um look
nos exemplos de uso do IBObjects existentes no link:
http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dnld?ID=165 ...

mas, para tentar te dar uma ideia de como proceder, eu vou te contar uma
historia...

quando o delphi da hora era o delphi 2, teve um genio chamado Jason Wharton
que nao se contentou com os recursos nativos deveras limitados existentes no
delphi para acesso ao Interbase e resolveu criar um metodo proprio,
revolucionario e fantastico de acesso ao Interbase (na epoca ainda nao tinha
surgido o Firebird... quando esse apareceu em cena, esse metodo de acesso ao
Interbase passou a valer tambem para o Firebird), metodo esse que hoje a
gente conhece como InterBase Objects (IBObjects, IBO)...

mais tarde, quando a boR$land introduziu, no delphi 3, o conceito do
DataSet, e outras empresas, as quais sacaram na hora que os recursos que a
boR$land disponibilizaria nativamente no delphi para se trabalhar com o
DataSet seriam pobres e limitados (o que eh marca registrada nos recursos
nativos da boR$land, diga-se de passagem...;o), empresas que perceberam que
os usuarios mais esclarecidos nao se contentariam com os parcos recursos que
sempre seriam colocados nativamente no delphi e procurariam outras
alternativas para poderem trabalhar com mais facilidade e qualidade,
começaram a lançar no mercado componentes similares, embora muito
superiores, aos existentes nativamente no delphi, os chamados "componentes
de terceiros", foi criada no IBObjects a paleta de componentes iboDataset,
na qual foram colocados componente do IBObjects adaptados para serem
compativeis com os componentes nativos do delphi, bem como compativeis com
os ja mencionados componentes de terceiros que surgiram, como, por exemplo,
o Report Builder, o InfoPower, etc...

entao, os componentes que voce encontra nas paletas iboCore, iboAccess,
iboControls, iboGrids, etc... do IBObjects sao os componentes da classe
TIB_, os componentes nativos do IBObjects, ao passo que os componentes
existentes na paleta iboDataset, os da classe TIBO, sao os componentes do
IBObjects adaptados para compatibilidade com os componentes nativos do
delphi, bem como para compatibilidade com os componentes de terceiros...

repare que eu sempre usei o termo "adaptados", ao me referir aos componentes
existentes na paleta iboDataset, pois foi o que realmente aconteceu... os
componentes da paleta iboDataset foram realmente apenas adaptados para
compatibilidade, o que faz com que, por exemplo, uma TIBOQuery seja muito
superior a qualquer outra Query existente no delphi, pois mesmo sendo
compativel com o DataSet, mesmo voce podendo ligar essa TIBOQuery a um
DataSource convencional do delphi, DataSource esse que sera "enxergado",
"visto" por, por exemplo, um DBPipeline do Report Builder, internamente, a
TIBOQuery faz muitas coisas usando a tecnologia nativa do IBObjects...

e realmente nao existe, nos componentes nativos do IBObjects, um componente
similar ao Table do delphi, pois o IBObjects foi criado, desde o seu
principio, para se trabalhar com o Interbase (e com o Firebird, mais
tarde... sendo que para isso, para trabalhar com o Firebird, o IBObjects vai
sempre sendo trabalhado, aperfeiçoado, para acompanhar e suportar os novos
recursos que vao sendo implementados no Firebird, e o IBObjects tem, na
palavra de seu criador, Jason Wharton, a garantia de que sempre sera
compativel com o Firebird.), e o Firebird/Interbase eh um SGDB, e
desenvolver aplicativos voltados para SGDBs usando componentes TTable eh a
mesma coisa que cometer suicidio...

entao, eh voce quem faz o final da historia, pois essa historia toda fica ao
teu criterio... voce pode, por exemplo, usar os componentes nativos do
IBObjects para os procedimentos mais hardcore da tua rotina, e, por exemplo,
na hora de imprimir, usar uma TIBOQuery, a qual, excepcionalmente, pode ser
ligada ao banco atraves de uma TIB_Connection, mesmo esses dois componentes
sendo de classes diferentes...

[]s
força sempre.
ate +++