[firebase-br] Componente de acesso Delphi x Firebird

Claudio Borba borba em terra.com.br
Dom Out 17 11:17:59 -03 2004

Concordo em parte com nosso amigo, o DBExpress alem de ser multplataforma e
multbanco pode usar o Provider que vc quizer, até vc mesmo pode desenvolver
um driver de acesso ao banco de sua preferencia, já existe até mesmo drivers
prontos para accesso ao Firebird na versão do Delphi 8, então não importa se
a Borland não desenvolver o driver, sempre existira uma opção.

Claudio Borba

----- Original Message -----
From: "Fausto" <fausto.s.a em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, October 16, 2004 7:39 AM
Subject: Re: [firebase-br] Componente de acesso Delphi x Firebird

Amigo, como você já deve ter visto esta discussão as vezes fica meio que
"inflamada", aqui na lista pois tem algumas pessoas que defendem
fervorosamente a tecnologia que utilizam.

Eu analiso da seguinte forma, se o componente que você esta utilizando o
esta servindo, como você mesmo disse, então apenas atende para o futuro
dele, se ele vai ter continuidade, se você pretende desenvolver em
multicamadas ou se pretende portar sua aplicação para outros SGDB´S.

No seu caso, como o de muitos que utilizam o IBX devem ficar atentos pelo
fato de que a Borland não se comprometeu em hora alguma a dar suporte ao
Firebird  seja através do IBX ou do DBExpress, tanto que no último update do
Delphi 7, por favor me corrijam se estiver errado,  foi lançado/implementado
um driver para o Oracle,MSSql, e nada do Firebird.

Apenas fique atendo a isto, quanto a escolha de componentes de acesso é
muito pessoal, eu particularmente estou utilizando o DBExpress, mas estou de
olho no IBO para um projeto que pretendo começar em breve.

[]´s

Fausto