Re: [firebase-br] Acentuação com JAYBIRD

Otto ottofuch em osite.com.br
Sáb Out 16 11:04:13 -03 2004

Segundo o livro da Helen:
Os drivers JayBird JDBC para Firebird são abstrações cumpridoras (compliant)
plenas do JDBC 2.0 da API Firebird que podem ser usados em virtualmente
qualquer IDE que suporte drivers JDBC... Os drivers rodam em Java 2RE 1.3.1
e Java 3 RE 1.4.x e podem ser usados com todas camadas de interface
populares que suporte JDBC 2.0, as Standard Expressions do JDBC 2.0 e JCA
1.0. ... a versão mais recente para Firebird 1.5 estava prevista para
primavera de 2004. O suporte para o commit de duas fases do Firebird está de
acordo (accords) com o contrato padrão para participar em transações
distribuidas em Java, suportando o framework JCA e implementações
XADataSource. JayBird está de acordo (accords) com o modelo "uma transação
por conexão) do JDBC. Não traz á superfície (? surfaces) múltiplas
transações por conexão, apesar delas serem utilizadas de forma invisível
dentro do framework JCA. JDBC não suporta os eventos o arrays do Firebird.
Suporte:
Os desenvolvedores ede forum de suporte a usuários (user support forum) em
http://groups.yahoo.com/group/firebird-java. Uma FAQ grande, ativamente
mantida é distribuida com a instalação do JayBird e é disponível em vários
websites da comunidade, inclusive
http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&;=;FAQS; NAME='JayBird'.

É importante lembrar que o java usa nativamente o Unicode e não o ASCII em
suas várias formas, inclusive latin-1 que já é padrão ISO.
O assunto é bem complexo.
100+
Otto