Re: [firebase-br] Qual é o melhor componente para acesso ao Firebird?

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Sáb Out 16 10:32:55 -03 2004

> MArcelo,
> Estou preocupado com o seguinte, agora nos testes o aplicativo esta
> funcionando bem, mas quando começar a ter muitos dados, estou com receio
de
> que o IBX, como dizem aqui na lista, fique muito lento !
> Como ainda não entreguei o sistema, será que vale a pena mudar tudo ? Já
> andei olhando o IBO e achei um pouco complicado. Pelo que percebi terei
que
> trocar todos meus Edit e DBEdit pelos da paleta do IBO! Trabalhera danada.
> que voce acha ?

Apesar da sua pergunta ter sido direcionada ao Marcelo, vou dar meu
"testemunho".

Já usei IBX Interbase, Firebird 1.0 e hoje uso com Firebird 1.5. Temos nosso
software
instalado em vários clientes, a maioria pequenas empresas. No entanto em
alguns
destes clientes o banco de dados já está bastante grande, mais de 200MB e
algumas
tabelas (relacionadas a vendas) estão com mais de 2.000.000 de registros.
Até o momento
a performance está ótima.

Eu acredito que a diferença de performance de um componente para outro não
seja
algo assim tão assustador. Imagino que com programação adequada a maioria
dos componentes vão dar bons resultados. Naturalmente um poderá ser um
pouco mais rápido que o outro, mas não acredito que esta diferença seja um
fator tão determinante assim. Só não se esqueça de programar de forma
adequada
para um ambiente cliente/servidor.

Porém é válido ressaltar que o IBX foi feito para Interbase e não existe
interesse
da Borland em manter compatibilidade com Firebird. Logo quem usa IBX deve
realmente olhar outras opções para fazar a migração. Eu por exemplo estou
dando umas olhadas em algumas opções: MDO, ZeosDBO, UIB, IBO. Por
enquanto estou apenas analisando os prós e contras de cada um.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte informática