[firebase-br] Componente de acesso Delphi x Firebird

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Sáb Out 16 08:39:41 -03 2004

Amigo, como você já deve ter visto esta discussão as vezes fica meio que
"inflamada", aqui na lista pois tem algumas pessoas que defendem
fervorosamente a tecnologia que utilizam.

Eu analiso da seguinte forma, se o componente que você esta utilizando o
esta servindo, como você mesmo disse, então apenas atende para o futuro
dele, se ele vai ter continuidade, se você pretende desenvolver em
multicamadas ou se pretende portar sua aplicação para outros SGDB´S.

No seu caso, como o de muitos que utilizam o IBX devem ficar atentos pelo
fato de que a Borland não se comprometeu em hora alguma a dar suporte ao
Firebird  seja através do IBX ou do DBExpress, tanto que no último update do
Delphi 7, por favor me corrijam se estiver errado,  foi lançado/implementado
um driver para o Oracle,MSSql, e nada do Firebird.

Apenas fique atendo a isto, quanto a escolha de componentes de acesso é
muito pessoal, eu particularmente estou utilizando o DBExpress, mas estou de
olho no IBO para um projeto que pretendo começar em breve.

[]´s

Fausto