Re: Re: [firebase-br] Qual é o melhor componente par a acesso ao Firebird?

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Out 15 12:08:17 -03 2004

Acho que está havendo 2 confusões..

1) Acho que nosso amigo estava se referindo a reaproveitamento de código.

2) O uso de ClientDataSet, que não é uma Suite de Conexão com o Banco,
incialmente veio para possibilitar a Programação Multi-Camadas. Devido aos a
forma de trabalho e recusos disponiveis, muitos adotaram o CDS em Sistemas
Cliente-Servidor complementando suites de conexão já existentes. E eu sou
partidario dessa filosofia.

O fato de usar esse ou aquele componente, prefiro a definição de um colega
da lista: "O melhor componente é aquele que você melhor se adapta". Todos
tem Prós e contras.

O IBO possibilita o uso de todos os recursos do Firebird.

O DBX possibilita a padronização de componentes para todos os bancos, com
troca rapida de banco caso necesário.

Ai a escolha é do gosto do freguês.

Agora gostaria de aproveitar a questão para aprender mais:

Com afirmei acima o IBO possibilita o uso de todos os recursos do FB. Quais
recusos são esses ?

Um deles eu sei que é o Eventos. (Nesse momento estou realizando testes com
um componente para DBX que faz essa tarefa).

Outro é o Script, que na verdade não tem nada a ver com o banco, é apenas um
componente que separa as instruções e executa-as uma-a-uma no banco. Quem
quiser montar uma pode se espelhar no Componente de Script da RXLib que vem
com os fontes.

[]´s

Kléber Caneva