Re: [firebase-br] Alteração de Porta FB - URGENTE

Nilton Souza ntn em bbs2.sul.com.br
Qua Out 13 13:33:12 -03 2004


Olá Jean,

Você pode com certeza usar a porta de um outro serviço qq desde que este não
exista no seu servidor, por exemplo: vc pode usar a porta 80 caso não tenha
um servidor Web rodando no mesmo IP em que está instalado o Firebird (se bem
que vc pode utilizar o iptables para fazer redirecionamentos se quiser, de
acordo com a origem...).

Para mudar a porta de conexão vc terá de mudar o arquivo de configuração do
Firebird (firebird.conf) informando a porta que deseja utilizar. E nos
clientes você deve mudar a string de conexão informando outra porta ficando
mais ou menos assim:

ip_servidor/porta:/diretorio/arquivo.fdb

Obs.: vc pode também simplesmente trocar o número da porta no arquivo
services, tanto no linux quanto no windows que irá funcionar. (o nome do
serviço é: gds_db)

[]'s
Nilton Souza

----- Original Message -----
From: "Jean R. Streleski" <jrs.net em uol.com.br>
To: "Grupo Firebird" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, October 13, 2004 11:51 AM
Subject: [firebase-br] Alteração de Porta FB - URGENTE


Olá

    Estou com um problema sério com conexões remotas. Deixe-me mostrar o
cenário.

    Tenho um sistema Kylix(portanto o SO é Linux) de uma rede de lojas(10
lojas) conectando remotamente em um BD(também linux) que fica na matriz. A
conexão é feita diretamente via IP. O servidor da matriz dispõe de um Speedy
Bussiness 256 com ip fixo. Algumas lojas tem Speedy Bussiness com IP Fixo e
outras tem Speedy Home, com IP Dinãmico. Desde o último fim de semana, as
lojas com Speedy Home não conseguem mais conectar no BD da matriz. A
navegação fica normal, mas a conexão com o servidor da matriz fica
inacessível, até um Time Out. Meu cliente entrou em contato com a telefônica
e foi "gentilmente" informado que eles bloquearam TODAS as portas dos Speedy
Home, com exceção das portas de Web e e-mail. Ou seja, hoje as lojas que tem
speedy business estão funcionando, já as que tem Speedy Home não.
    Verifiquei via netstat que a conexão das lojas problemáticas com a
matriz é feita através de portas com numeração na faixa 328XX. Essa deve ser
uma das portas bloqueadas pelos legais da Telefônica. Minha pergunta agora
é:

    Existe alguma forma de fazer que essa conexão seja feita via porta de
e-mail, por exemplo?
    É o cliente do FB que faz essa escolha das portas né?(Se for, creio que
não haverá como mudar)

Agradeço imensamente as respostas. Estou precisando resolver isso o quanto
antes

Jean R. Streleski








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