[firebase-br] Conexões fantasmas

Danilo Christiano danchristiano em yahoo.com.br
Qua Out 13 13:15:34 -03 2004

Boa tarde amigos,

Trabalho com suporte de sistemas em uma empresa de
desenvolvimento de softwares e venho notado uma certa
lentidão que aumenta a medida que o sístama funciona.
Quando há solicitação ao banco de dados, dependendo do
tempo de uso, uma consulta pode demorar até 1 min.

Os bancos de dados, em sua maioria, não estão
entupidos de registros, os servidores e clientes
possuem configurações de hardware razoáveis (p4 1.6,
Atlhon 2.0 com 128/256mb de memória), as redes são
TCP/IP e existem, no máximo, 4 máquinas ligadas
simultaneamente (incluindo o servidor) em quase todos
os nossos clientes.

Volta e meia, ao desligar o servidor ou algum cliente
aparece uma mensagem do IB informando que existem
centenas conexões ativas e como não tenho acesso aos
fontes do programa, não posso afirmar se existe erros
de programação. Sei apenas que o sistema foi
programado em Delphi 5 e utiliza os componentes
nativos para acesso ao banco.

Gostaria de saber se alguem já passou por este
problema e se existe alguma solução eficiente ou
alguma forma de fazer uma verificação de quantos
clientes estão conectados ao banco e quais são os
computadores/usuários.

Tenham uma boa tarde e um bom trabalho,

Danilo Christiano